Por que trabalhar com datas comemorativas de outras culturas na sala de língua estrangeira?

Celebrar é um aspecto muito importante para vida. São marcos importantes na vida de uma pessoa e às vezes podem também ser rituais de passagem, como aniversários, bodas etc.

Nos dias de hoje, muitas festividades são deixadas de lado, pois as pessoas estão muito ocupadas sendo produtivas e se esquecem da necessidade de comemorar uma passagem ou uma data importante. Também é função da escola manter vivos os feriados e comemorações típicos de nossa cultura, ensinando aos alunos sua importância e origem.

Feriados internacionais, principalmente os comemorados nos países de língua estrangeira, estão cada vez mais populares no Brasil. Alguém se lembra de ter comprado decorações para o Halloween, ou ter participado de “Trick or Treat” há vinte anos? Entretanto, o feriado é atualmente comemorado em diversas escolas, condomínios e até mesmo em locais de trabalho.

Parte dessa popularização se deve, principalmente, ao esforço das escolas de idiomas em celebrar os feriados das culturas de outros países como forma de trabalhar o aspecto cultural da língua que ensinam. Afinal de contas, muitos fatores culturais estão envolvidos em comemorações de feriados: comida, roupas típicas, atividades, músicas, etc.

Embora comemorar e lembrar os feriados internacionais como Halloween, Thanksgiving, Valentines Day, Saint Patrick’s Day e outros seja divertido e culturalmente relevante, é preciso que haja muita reflexão por parte do professor em relação à maneira como isso será abordado.

Temos que nos lembrar da importância de sempre fornecer ao aluno instrumentos e insumo que o permitam poder falar sobre sua própria cultura na língua-alvo e vislumbrar a cultura do outro como bastante similar à sua, uma vez que possuem muitos elementos em comum: celebrações, danças, música, comida, feriados, etc. Assim, preparamos nossos alunos para se apropriarem da língua e utilizá-la para falar de si e divulgar sua própria cultura.

O mês que vem temos uma data muito importante para comemorar: O dia das mães. Essa data é comemorada em dias diversos pelo mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Já no Reino Unido comemora-se no quarto domingo do mês da quaresma. Como essa data muda a cada ano, o dia das mães também é celebrado a cada ano em uma data diferente.

Celebrar essa data na escola ajuda a refletir sobre a valorização da família. Embora a visão de família do século 21 não seja mais a mesma se comparada a de décadas atrás, é um momento importante para discutir diferenças nas estruturas familiares de cada um, refletir sobre aceitar o diferente e entender que o diferente também pode ser bom. A família é o microssistema de uma sociedade. Valorizar a família é valorizar a sociedade como um todo.

Clique aqui para ver uma sugestão de atividade para adolescentes para esse dia no nosso portal. O worksheet se encontra aqui.

LIVRO RECOMENDADO