CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE E ENSINO DE IDIOMAS

Filmes e séries para um bom binge watching de férias

Juliana Tavares

Se você viveu o mesmo 2022 que eu, provavelmente não teve muito tempo para fazer aquelas maratonas de filmes e séries, né? Bem, se você estava esperando as férias para fazer isso, aqui vão algumas dicas legais para relaxar, rir, chorar e refletir, porque a gente adora uma reflexão, né?

Come on come on (2021, 1h49 min)
O sensacional Joaquin Phoenix estrela este drama que transborda ternura e lições de vida. Johnny é um jornalista que, para ajudar sua irmã, embarca em uma aventura através dos Estados Unidos com seu sobrinho. Talvez a principal lição deste filme seja aquela que já sabemos: é preciso um vilarejo inteiro para educar uma criança – somos todos responsáveis por elas, mesmo que não sejamos pais e mães. Além disso, é um retrato promissor da geração que será a liderança de amanhã e do tamanho de nossa reponsabilidade em educá-las para a paz.

Aftersun (2022, 1h42min)
A diretora Charlotte Wells desponta neste drama protagonizado pela dupla perfeita Paul Mescal e Frankie Corio. O filme se desenvolve sob a perspectiva de Sophie, a filha que tenta juntar fragmentos de memórias sobre o pai, tendo como ajuda velhos vídeos da viagem de férias dos dois à Turquia, quando Sophie era ainda uma pré-adolescente. Um filme lindíssimo, sobre como nossas memórias podem nos ajudar a reconstruir e desconstruir as imagens e impressões que temos de pessoas importantes em nossas vidas e de relações nem sempre simples.

A amiga genial (HBO Max, três temporadas)
A série italiana, baseada na tetralogia de Elena Ferrante sobre a saga das amigas Lenu e Lila, é pura beleza e explode com tantos talentos. Além de reproduzir com bastante fidelidade os livros de Ferrante, ela encanta os olhos e os ouvidos, com a fotografia belíssima e a nostálgica trilha sonora. Se quiser, corra e leia os livros antes de começar a série – ainda falta a última temporada e, se organizar direitinho, dá tempo de fazer tudo!

The White Lotus (HOB Max, duas temporadas)
Essa série bem que poderia se chamar “White people problems”, mas prometo que vale a pena. Afinal, uma trama em que vários turistas brancos e ricos colonizando um resort no Havaí vivenciam seus dramas não soa lá muito promissora, mas vai por mim: os atores são fora de série, os diálogos são afiadíssimos, as críticas a questões como racismo, privilégio branco e machismo são em alguns momentos sutis e em muitos outros, um tapão na cara. Duvido que você saia ileso.

Wednesday (Netflix)
Apesar de ter adolescentes como público-alvo, adultos vão adorar assistir à primeira temporada de Wednesday. A icônica personagem da Família Adams não ganhou sua própria série à toa – a garota é irônica, sarcástica, um gênio poliglota, tem um senso de humor no mínimo duvidoso e, de quebra, sua melhor amiga é uma... mãozinha. Em resumo: tem tudo para dar certo. Além do visual espetacular (obrigada, Tim Burton), a série é repleta de referências literárias e de reflexões importantes sobre diversidade. Diversão e muita ideia para trocar depois.

LIVRO RECOMENDADO