CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE PROFESSORES NAS ÁREAS LINGUÍSTICAS E METODOLÓGICA

O novo marketing digital para novos tempos

By - Renato Kröger

Quando a pandemia foi oficialmente anunciada em 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não tínhamos ideia de tudo quanto isso representaria na vida das pessoas e de como isto impactaria sua maneira de fazer negócios, bem como sua forma de comunicação.

Esta situação nos impulsionou obrigatoriamente a novas descobertas sobre quem somos, como estamos e como fazemos as coisas. Nossos limites foram testados. Se esta pandemia não tivesse ocorrido, o que estaríamos fazendo hoje, e como estaríamos fazendo todas as nossas atividades?

Uma dessas descobertas foi a dificuldade de alguns profissionais de se adaptarem às tecnologias e às necessidades atuais, e de serem repentinamente lançados para novos desafios. Pensávamos que já tínhamos domínio suficiente sobre a internet como meio de nos comunicar, utilizando-a a nosso favor para este fim.

Há bastante tempo também já percebemos que as decisões de compra se tornaram mais complexas, tendo a experiência do comprador como um ponto muito importante em sua efetivação. Além disso, observamos como a exposição é essencial no ambiente digital. Mal descobrimos como lidar com isso e somos lançados em novas situações que nos mostram o quanto sofremos para lidar com tantas informações simultaneamente.

Visibilidade no ambiente digital
Em um passado não muito distante, a localização física era determinante para o sucesso dos negócios, enquanto, hoje, sua presença e posicionamento digital é ainda mais relevante nesse processo.

A aparente igualdade possibilitada pela internet nos faz pensar que basta ter um produto exposto no ambiente digital para sermos bem-sucedidos no negócio – o que nos leva à frustração quando os resultados não saem como o esperado. As pessoas que compram são essencialmente as mesmas - levando em consideração, entre outros aspectos, questões de acesso, aumento ou redução de renda e crescimento populacional - só que agora estão virtualmente em constante movimento.

Assim, temos que aprender a ENTENDER este movimento, ESTAR onde elas irão PASSAR, como uma pessoa assistindo a uma corrida de Fórmula 1 na arquibancada e chamar sua atenção nessa fração de segundo.

Seu público-alvo pode estar procurando seu produto ou serviço neste exato momento em diversos lugares, e é necessário estar presente nesta pesquisa e estimular seu público a CONHECER seu produto e a CONSIDERAR a sua compra.

Comportamento: As pessoas estão mais exigentes ou mais chatas?
Certa vez ouvi a seguinte frase da qual desconheço a autoria, mas que reflete, de certa forma, o comportamento de uma boa parte das pessoas: “não importa se o pato é macho, eu quero a omelete!”. A possibilidade de ter EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS que não eram possíveis antes tem criado na mente das pessoas uma relação de consumo desvirtuada.

Consumidores exigentes são muito importantes para o desenvolvimento social, relacional, educacional e empresarial, mas temos que definir o limite entre a exigência que proporciona crescimento de forma saudável da pura necessidade de atender demandas meramente antropocêntricas.

Pensar estrategicamente é muito importante
Alguns cases de sucesso nos fazem pensar que um dia também alcançaremos o mesmo resultado. Entretanto, a internet demonstra ser um ambiente onde a desigualdade se mostra latente. As grandes empresas conseguem investir mais, garantindo assim mais exposição neste ambiente virtual, de forma semelhante à que ocorre no ambiente presencial.

Assim, pensar estrategicamente é muito importante para obter melhores resultados com menos recursos e, quem sabe, tornar-se um case de sucesso, com muito trabalho.

Onde estão os potenciais compradores de seus produtos e serviços? Como atrair essas pessoas para o seu espaço digital? São perguntas que precisam ser respondidas para você encontrar seu lugar no ambiente digital.

Excesso de demandas
Constantes mudanças, sem um tempo mínimo para adaptação e exigindo novas experiências, fazem com que as pessoas se esgotem mais rapidamente e optem por soluções de menor desgaste possível.

Desta forma, a simplicidade é um fator primordial a ser considerado na comunicação com seus potenciais clientes. Facilite a vida de seu cliente, da mesma maneira que você gostaria que facilitassem a sua!

Personalização e Tecnologia
A tecnologia vem sendo usada e aperfeiçoada para a personalização digital em massa. Algoritmos identificam as opções mais adequadas para nós, baseados em nossas pesquisas na internet, oferecendo pacotes de viagens, produtos e serviços de acordo com nosso perfil. Estes algoritmos definem qual a melhor cor de batom para combinar com seu cabelo, o melhor creme para seu tipo de pele, e o melhor lugar para você viajar. Tudo com base nos lugares virtuais que você visitou.

Novamente, a massificação digital estará acessível às empresas que puderem investir valores consideráveis para alcançar uma venda digital em maior escala, sem a participação humana no processo.

Então, como será o Marketing Digital para os novos tempos?
Como diria Sócrates: “Só sei que nada sei”. Contudo, podemos considerar que a comunicação digital deve ser estruturada de forma a construir um RELACIONAMENTO contínuo e de longo prazo com seu cliente. Isto não é novo, mas deve ser estabelecido no ambiente digital, de forma simples, considerando sua alta capacidade de se adaptar a constantes novos movimentos. Dessa maneira, você encontrará seu espaço no ambiente digital, por meio de informações relevantes que considerem uma personalização sem ferir as individualidades.

E que tudo seja feito para o bem!




Renato Kröger. Administrador de empresas, sócio-proprietário da Agência Elogos. Consultor para desenvolvimento de estratégias para o ambiente digital, especialmente para o mercado SOHO/PME e empreendedores.
Linkedin
E-mail: renato.kroger@elogos.com.br

LIVRO RECOMENDADO